quinta-feira, 6 de junho de 2019

Processo de Eleição do CEC: Nasce Setorial Dança Santa Catarina

Nessa terça (04/06) aconteceu a última etapa do Processo Eletivo da Sociedade Civil do Conselho Estadual de Cultura - CEC, elegendo 20 conselheiros (titular e suplente) de 10 setores artístico-culturais de 06 mesorregiões de Santa Catarina. 

Setorial Dança Santa Catarina foi formada oficialmente, sendo composta por 10 indicados/eleitos na etapa regional. 


Segue abaixo os representantes: 

Sueli Dors - Lages (Mesorregião Serrana);
Bianca Scliar - Florianópolis (Mesorregião Grande Florianópolis);
Jackson de Mattia - Santo Amaro da Imperatriz (Mesorregião Grande Florianópolis); 
Letícia de Souza - Joinville (Mesorregião Norte);
Tadeu Gonçalves Ribeiro - Porto União (Mesorregião Norte);
Maxwell Sandeer Flor - Criciúma (Mesorregião Sul);
Elton Gomes - Blumenau (Mesorregião Vale do Itajaí);
Marília Dias - Bombinhas (Mesorregião Vale do Itajaí);
Damiana Fernandes de Melo - Chapecó (Mesorregião Oeste);
Josiano Guilherme Peuhle - Ibicaré (Mesorregião Oeste). 







Registro do discurso do Conselheiro Maxwell Sandeer Flor:

Em 2017 substitui o conselheiro Deivison Garcia no Conselho Estadual de Cultura - CEC. Saliento que o trabalho realizado pelo Deivison foi de extrema importância para a classe da dança, bem como contribui para que eu pudesse desempenhar minha atuação como representante da classe. 

Durante os dois anos que estive no CEC, continuamos avançando no quesito “representatividade”, e nesse sentido em especial destaco que recentemente fui indicado para compor a Comissão de Organização e Acompanhamento do Edital Elisabete Anderle 2019. Apresentei ao CEC anseios, críticas e preocupações da classe para este edital em relação a interiorização da cultura em SC. 

Integrei o grupo de trabalho que elaborou da eleição da sociedade civil, esta que esta em sua fase final (04/06), composta por 10 setores de linguagens artístico-cultural de Santa Catarina. Um marco para história da cultura de Santa Catarina, pois é o primeiro processo democrático do CEC para compor representatividade da sociedade civil. 

A consulta pública para inserir dois setores de linguagens artístico-cultural de Santa Catarina, resultou na articulação junto com Frank dos Passos (Criciúma), na campanha em prol a cadeira da [Cultura Hip Hop], no CEC, resultando mais de 130 indicações, bem como a criação da efetiva Setorial da Cultura Hip Hop de Santa Catarina.

Registro que fui Presidente da Comissão de Artes Cênicas; Membro do GT da Elaboração do Regimento Interno do CEC; Proponente de encaminhamento para Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural de SC para realização de Seminário com objetivo de discutir o registro como bem imaterial do Boi de Mamão em Santa Catarina; Articulei Reunião Descentralizada no Município de Criciúma, na Região Sul de SC; Fui proponente da ampliação de divulgação das ações do CEC, junto à página oficial no Facebook; Apresentei insatisfações da classe bem como as deliberações advindas dos Fóruns Setoriais de Dança, realizados na instância Estadual e Regional; Responsável pela moção de apoio enviada ao CEC, para diversos órgãos, tendo em vista a implementação do Curso de Graduação em Dança ma UDESC; Defendi nomes da Dança agraciados e não agraciados com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Souza, citando nossa guerreira Bia Mattar e nosso vice-presidente da Aprodança Marco Aurélio. 

Sendo assim solicito aos meus pares e aos agentes culturais de Santa Catarina VOTO DE CONFIANÇA na recondução ao Conselho Estadual de Cultura, tendo em vista a prerrogativa democrática e legal para este encaminhamento, já que cada conselheiro pode ficar por dois anos, sendo reconduzido por mais dois. Destaco que este mesmo procedimento de recondução é estratégico, pois é sabido que haverá renovação no CEC e dos 21 membros, apenas 3 estão na fase final deste processo eletivo. A presença de quem participou da construção e da defesa dos interesses da classe é fundamental para que o trabalho não seja perdido. Acredito com esta recondução podemos contribuir ainda mais pelo setor, bem como dar continuidade e cobrar os compromissos firmados, encaminhados e pendências das pautas da classe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário